quarta-feira, 18 de março de 2015

Um Caso Perdido e Sem Esperança Colleen Hoover










Exclusivo para o Literatura de Cabeça - www.literaturadecabeça.com.br


Um Caso Perdido – Hopeless 1
Editora: Record  - 384 págs.



Às vezes, descobrir a verdade pode deixá-lo mais desesperado do que acreditar nas mentiras …



Resenhar Colleen Hoover é uma honra para mim. Descrever de maneira sucinta todos os sentimentos que eu tenho em relação a esses livros é extremamente complexo. Eu me envolvi até o ultimo fio de cabelo com esses personagens. Antecipadamente peço desculpas, estou me aventurando no mundo das resenhas.
Sky é uma garota que vive com sua mãe Karen, que é  um pouco diferente. Avessa a todo tipo de tecnologia, não permite televisores ou qualquer tipo de modernidade. A garota foi educada em casa. As principais diversões de Sky são correr, cozinhar, ler e sua melhor amiga Six.
Sky frequentará o ultimo ano do ensino médio em uma escola publica. A recepção na escola não foi uma das melhores. Mas acaba encontrando seu “novo” melhor amigo no mundo: Breckin, um mórmom homossexual(como ele mesmo se define).
Holder é o garoto problema, que está voltando após um ano afastado por causa de uma briga e foi morar com seu pai em outra cidade. Porém os boatos que correm na escola é que ele é homofóbico e inconstante, e que tudo isso se deve ao suicídio da irmã gêmea Les.
Sky e Holder começam a sentir uma atração diferente um pelo outro. Ela que  nunca havia sentido nada por nenhum outro rapaz, levava tudo na diversão mesmo, se viu com sentimentos que nunca haviam estado ali. E a reciproca é verdadeira. A atração entre os dois é muito forte. Mas Holder percebe que ela é diferente e resolve que todas as “primeiras vezes” deles serão especiais.
Holder sempre tenta perguntar algo sobre o passado de Sky, porém as lembranças que ela tem de seu passado são limitadas. Ela só lembra-se de ter sido adotada por Karem e que seu pai a abandonou em um orfanato. E o desenrolar dessa historia e desvendar esse segredo pode mudar totalmente a vida de Sky.
Minhas considerações:  Eu li esse livro em 8 horas. Passei o dia todo lendo, pois simplesmente eu não conseguia parar. Cada página te segura para próxima. Quando a historia toma forma é praticamente impossível parar de ler.











Sem Esperança – Hopeless 2
Editora Record -  320 págs.

Quem narra a história agora é Dean Horlder. É a visão dele sobre tudo o que aconteceu no primeiro livro, mas o enfoque começa com o suicídio de sua irmã gêmea Les. Na verdade, ele começa a expressar  todas as suas dores em um caderno que ele acha no quarto de sua irmã.
Toda a narrativa é em primeira pessoa, são as sensações dele, seus medos, suas esperanças e principalmente toda a culpa que ele carrega consigo pela morte da irmã e pelo desaparecimento de sua amiga de infância.
O seu conturbado retorno a escola e a ajuda de seu amigo Daniel, para que ele supere essa faze. Tentativa frustrada após a briga que acabou acarretando sua expulsão e sua mudança para a casa do pai.  O retorno após um ano, ele conhece Sky.
O desenrolar da história, na visão de Dean,  é mais profundo e mais tocante, pois existe abertamente o fator culpa, dor, perda e principalmente o tentar recomeçar. Por todas as tentativas dele entender o porquê tudo aconteceu.
Quando ele descobre uma carta de despedida escrita por sua irmã, a principio ele não tem coragem de ler, mas quando o faz, todo o mistério que ronda essas  vidas acaba culminando em um culpado só. Essa carta o redime da dor e da culpa e dá a ele a oportunidade de recomeçar novamente.
Mantenho as minhas considerações do primeiro livro, com a ressalva que várias partes se tornam mais interessantes, pois mostra a visão “não tão ordinário” de Holder. Mas assim como no primeiro, só consegui parar de ler quando acabou. A peculiaridade  dos personagens de Colleen Hoover é única. A sensibilidade de tratar temas polêmicos e que vemos que na realidade acontecem muitas vezes ao  nosso redor e nem nos damos conta.
 O terceiro livro não é uma continuação para quem estava esperando saber o que acontece. Se existe o “felizes para sempre” de Sky e Dean. O próximo que tem como titulo em inglês  “ Finding Cinderella” o personagem principal é Daniel. E se aprofunda em uma história que ele conta durante o segundo livro. Podem existir algumas partes que falem de Holder e  Sky, mas isso já é outra resenha.
Obrigada ao Literatura de Cabeça pela oportunidade. Sempre estarei por aqui com novidades.

Renata Margaria – Coluna Estante – Revista Em Dia  - Exclusivo para o Literatura de Cabeça 

Nenhum comentário:

Postar um comentário